Primavera Profissional e Basic4PPC

outlawz

Member
Licensed User
Boas a todos os Tugas do forum. Sou novo por aqui, apresento-me e convido para um café algum Algarvio que leia isto.
Entretanto comecei agora com o Basic4PPC, não sou programador mas sempre me interessei pelo assunto. Quero desenvolver uma aplicação que me ajude na contagem do inventário. O mesmo é gerido pelo software Primavera Profissional. Alguem já tentou interagir entre o Primavera e o PDA através do Basic4PPC?

Obrigado
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
Olá e bem-vindo...
Sou do Porto mas se um dia vieres cá cima, o café pago eu.....

Em relação ao primavera, conheço o software mas nao sei exactamente como funciona....mas tenho um amigo que é "primavera licensed vendor" e vu tentar saber mais alguma coisa...

Fica Bem
 

outlawz

Member
Licensed User
Obrigado Paulo, tive à umas semanas de férias aí em cima, para a próxima está combinado. No escritório tenho o Primavera e quando quero fazer contagem de inventário imprimo o stock e vou marcando quantidades que tenho depois de passar para o Primavera. A minha ideia é trabalhar com o PDA na contagem directamente em uma BD SQL que depois consigo trabalhar melhor as localizações para por o inventario em contagem parcial. Também não sei como o Primavera gere as BD's.

Obrigado pela tua ajuda.

Abraço
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
Pelo que me disse o meu amigo, o soft da primavera trabalha em cima de um bd de sql...ou seja, o que precisas de saber é quais as tabelas e os campos que te interessam interagir...
Procura na net um aplicativo chamado "SQL administrator", e faz uma cópi da base dados do primavera...talvez esta seja a parte mais demorada pois dependendo de encontrares a base de dados e do tamanho da dita, podera ainda demorar um pouco...
Depois abes a cópia da base de dados na dita aplicação, e assim poderas ver as tabelas que existem, e os seus campos...
A partir daqui é tudo uma questao de defenir quais os campos a interagir, e o modo como o pretendes fazer...
"online" ou seja atraves de ligação remota á base de dados, em que actualizas a base de dados á medida que adicionas informação, ou "OffLine", em que fazes um apanhado das informações que pretendes passar para a base de dados, e depois, envias tudo de uma vez...
A 1º tem a vantagem de ser mias dinamica e ter a base de dados sempre actualizada, e as desvantegens de ser (muito) mais dificil implementar e gasta mais bateria do PDA.
A 2º tem como única desvantagem o lag de tempos entre o obter a informação e passar a informção para a base de dados, mas a implementação é (muito) mais simples...
 

outlawz

Member
Licensed User
Obrigado Paulo, uma busca por "SQL administrator" faz aparecer um montão de sodtware. Podes dar-me mais informações?

Obrigado
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
Usa este

PS. neste momento estou na pausa de almoço e nao tenho de cabeça qual o soft que tenho instalado em casa... mas se nao conseguires com este de cima avisa que eu passote o zip por mail do que tenho em casa...
 

outlawz

Member
Licensed User
Paulo, almoça em paz, mais tarde informas s.f.f.
Este que me indicas é muito complexo para os meus conhecimentos, não percebo nada de PHP e WEB servers. Nem consegui experimentar..

Abraço
 
Last edited:

outlawz

Member
Licensed User
Paulo a BD do Primavera está em formato .mdf. Posso trabalhar com este formato através do Basic4PPC?

Obrigado
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
É UMA EXELENTE PERGUNTA....
se tiveres msn acrescenta [email protected]...

PS:
Aparentemente, um ficheiro mdf é um ficheiro de sql versao server, portanto deverá ser possivel aceder...
estou on no msn se quiseres "falar" melhor...
 
Last edited:

outlawz

Member
Licensed User
Já tinha esse programa, pensei que estavas a falar de outro. Quando tento abrir uma cópia da mdf dá o erro:

qAdmin: Cannot perform this operation on a closed dataset.

Para já vou trabalhar offline, exporto do Primavera para Excel, depois com SQL+Basic4PPC vou tentar fazer o form para trabalhar a informação, por fim ponho à unha no Primavera. Já me dá uma boa ajuda e tenho muito trabalho pela frente.
Mais tarde se tudo correr bem e for possível, logo penso em trabalhar directamente e online com o SQL Server que está no servidor.

Obrigado pela ajuda Paulo. Vê se apareces no Algarve para o tal café/imperial, o que apetecer na altura.

Abraço
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
Terá que seer café pois não bebo alcool....
Poderas sempre gravar os dados a partir do basic4ppc em formato csv e importar para a base de dados se tal for possivel...
se puderes e não for demasiado grande, envia-me a cópia da base dados e vou tentando umas coisas..
 

outlawz

Member
Licensed User
Pois, segundo o que fui lendo aqui no forum foi a solução que pensei:

Prima -> XLS -> CSV -> S3DB

Os ficheiros são muito grandes:

MDF - 263 Mb
XLS - 2.15 Mb

Pelo que li e pelos exemplos que tenho visto não devo ter dificuldades. O forum está cheio de informação útil.
Vou deitar mãos à obra no fim de semana.

Abraço
 

Pedro Caldeira

Active Member
Licensed User
Longtime User
Boa tarde,
Por acaso já desenvolvi uma aplicação precisamente para os inventários. Trabalho na area do Retail, e aproveitei a necessidade dos clientes para fazer uma aplicação, que instalassem em um tablet e pudessem ir para o armazém fazer a contagem. Já está a ser comercializado e felizmente com bastante sucesso junto dos nossos clientes.
Em relação á Primavera, (trabalhamos internamente com o ERP9), basta que exporte os ficheiros em CSV. O formato a submeter á AT, é CSV ou XML e não tem ciência nenhuma. Abaixo, a linha de exportação do CSV formatado para o envio para a AT.

ListaOUTCSV.Add("ProductCategory;ProductCode;ProductDescription;ProductNumberCode;ClosingStockQuantity;UnitOfMeasure")

Basta gerar um CSV com estes campos que é valido perante as Fincancas. o ProductCode não pode ser repetido, e o Productnumbercode (Cód. Barras) se não existir tem de ser igual ao ProductCode.

Cumprimentos,
Pedro Caldeira
 
Top