Desenvolvimento B4a

Cristianlt

Member
Olá pessoal,
Sou novo por aqui e gostaria da ajuda de vocês.
Depois de tanto quebrar a cara com desenvolvimento mobile com várias ferramentas eu encontrei B4a e estou me rendendo a sua imensa capacidade, facilidade e linguagem que é derivada do Basic.
Minha pergunta é se com o B4a somente é possível o desenvolvimento nativo mobile ou se também é possível o desenvolvimento Web onde eu possa passar apenas um link para o usuário?
 

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
Com o B4J podes criar aplicações que correm em windows, e com o framework ABMATERIAL podes criar webapps, tambem em b4j
 

Cristianlt

Member
Com o B4J podes criar aplicações que correm em windows, e com o framework ABMATERIAL podes criar webapps, também em b4j
muito obrigado pela resposta!
Se não for abusar @Cable Guy eu vou fazer mais algumas perguntas😊

fiquei com algumas dúvidas sobre algumas ferramentas, para desenvolvimento web parece que temos: ABMATERIAL; BANano e B4xpages e não consegui entender muito bem o foco de cada uma.

Outra pergunta é se na plataforma B4x em algum momento vou precisar desenvolver com Java e para desenvolvimento web de html, css e JS, gostei que a linguagem B4x é derivada do Basic e é para todo o ecossistema e gostei muito disso, principalmente porque é com ela que desenvolvemos em todos os projetos, vi em algumas matérias que para desenvolver com B4j é com Java e com B4i com Swift, mas em ler um pouco do material já fala que o desenvolvimento é com a linguagem própria B4x (basic).

você me ajudaria mais um pouco?
 
Last edited:

Cableguy

Expert
Licensed User
Longtime User
muito obrigado pela resposta!
Se não for abusar @Cable Guy eu vou fazer mais algumas perguntas😊
De nada, o melhor desta comunidade é a entre ajuda desinteressada.

fiquei com algumas dúvidas sobre algumas ferramentas, para desenvolvimento web parece que temos: ABMATERIAL; BANano e B4xpages e não consegui entender muito bem o foco de cada uma.
Ora a ver se eu nao meto os pés pelas maos, e se consigo explicar de forma simples mas clara.
O B4J (BASIC para JAVA), é o IDE que te permite desenvolver para qualquer desses "frameworks" que mencionaste.
O B4Xpages foi criado pelo EREL para dessa forma, usando uma framework comum aos 3 IDEs de base , B4a B4i e B4j, e assim poder reutilizar cerca de 85% do codigo entre eles.
O ABMATERIAL, criado pelo @alwaysbusy, tem como objetivo correr num webserver, e assim apresentar um "Front-End" que corre 100% server-side.
O BANano, também criado pelo alwaysbusy, corre no browser, e dessa forma uma parte do codigo é corrido "localmente", e penso que necessita de instalação por parte do utilizador, contrariamente ao ABMATERIAL que como corre totalmente remotamente, nao carece de qualquer instalação pelo utilizador.
Resumindo, o B4XPages pode ser usado para criar win32 apps l, o ABMATERIAL e o BANano criam apps que vao correr usando um browser. O BANano pode também ser usado em conjunto com o ABMATERIAL e assim tornar-se bem mais poderoso.
Com o B4J podes tambem criar solucoes "Back-End", como conexoes e querys a base de dados remotas.
Outra pergunta é se na plataforma B4x em algum momento vou precisar desenvolver com Java e para desenvolvimento web de html, css e JS, gostei que a linguagem B4x é derivada do Basic e é para todo o ecossistema e gostei muito disso, principalmente porque é com ela que desenvolvemos em todos os projetos, vi em algumas matérias que para desenvolver com B4j é com Java e com B4i com Swift, mas em ler um pouco do material já fala que o desenvolvimento é com a linguagem própria B4x (basic).

você me ajudaria mais um pouco?
Em situação alguma terás que utilizar codigo Java, C ou outros, excepto se a funcionalidade que pretendes utilizar ainda nao estiver implementada para o IDE que estas a utilizar. Essa é tambem uma das maiores forças de B4X, se uma funcionalidade ainda nao existe, e se souberes cria-la noutra linguagem, podes conseguir utilizar essa funcionalidade dentro do B4X.

Espero ter ajudado...
Nestes últimos tempos ando um pouco "silencioso " mas vai mandando.
Se nao for eu a ajudar, outros o farão também.
 

asales

Expert
Licensed User
Longtime User
Para desenvolvimento web estou usando o SithasoDaisy. Achei mais simples, barato e o @Mashiane disponibiliza ótimos exemplos e suporte:
 
Top